O que é o amido de milho?

Você sabe dizer o que é o amido de milho? Muitas pessoas utilizam o amido de milho nas mais diversas receitas e na maioria das vezes, nem sabem do que se trata esse alimento, como ele é produzido, e se amido de milho é o mesmo que maizena. Neste artigo você vai aprender o que é o amido de milho, como ele é feito e comercializado e para quê o mesmo pode ser utilizado. Confira a seguir!

O amido de milho é uma farinha feita do milho, e é popularmente utilizada na culinária ou até mesmo no preparo de cremes. Muitas pessoas utilizam o termo “maizena”, para se referir ao amido de milho, mas amido de milho é o mesmo que maizena? Esse nome ficou famoso pela marca maizena, que pertence a empresa multinacional Unilever, e maizena vem da palavra maíz, que significa milho

Como o amido de milho é feito?

Para a fabricação do amido de milho, os grãos de milho são molhados e tem as suas cascas retiradas. Após a secagem, o grão remanescente já é praticamente o amido do milho, este por sua vez é triturado e moído até se transformar em um pó bem fino.

Para quê serve o amido de milho?

O amido de milho é um elemento culinário presentes na fabricação de alimentos, sendo que a matéria-prima principal para a fabricação de biscoitos cereais matinais, massas pré cozidas e bolos, pois estes possuem algumas características que são extremamente apreciadas pelo consumidor como a sua capacidade de ser crocante e a sua expansão. Além de muito utilizado nos alimentos em pó nos alimentos processados como biscoitos, confeitos, doce de leite, mingau, massas e molhos, também possui vitamina C e é um emulsificante que melhora a qualidade da panificação, além de promover viscosidade para os alimentos como sopas e caldos.

Quais os benefícios do amido de milho?

Além de ser muito utilizado na culinária, o amido também é utilizado para fabricação de produtos de beleza e isso não é à toa. O amido de milho é rico em vitaminas, como por exemplo a vitamina A que auxilia diretamente na capacidade de produzir vitalidade para a pele e os cabelos, também possui a vitamina e, que é conhecida por ser um antioxidante poderoso, que combate o envelhecimento precoce e os radicais livres.

Muitas mulheres utilizam a maizena para fabricação de pastas caseiras para a pele, a pasta feita com amido e água ajuda a diminuir a oleosidade da pele, alivia queimaduras de sol, auxilia na coceira causada pela picada de insetos e até mesmo é um instrumento utilizado junto com as pomadas de assaduras para bebês.

Fonte de energia

Além de ser rico em vitaminas, o amido de milho é uma poderosa fonte de energia, não apenas dando mais disposição para atletas, mas auxiliando na alimentação de quem precisa melhorar o seu rendimento no trabalho ou nos estudos. Mas, embora ele possua muitas qualidades, o amido de milho continua sendo um produto industrializado, o que significa que ele deve ser utilizado com prudência.

O amido de milho, mais popularmente conhecido como maizena, é um alimento multi facetado e possui diversos benefícios para os seus usuários. Você pode utilizar o amido de milho para substituir a farinha em diversas receitas tornando o preparo de pães e bolos ainda mais nutritivo, pode também utilizá-lo na culinária do dia a dia e para auxiliar no tratamento de algumas lesões de pele.

Acessibilidade

Atualmente existem diversas receitas disponíveis na internet para produtos caseiros de beleza confeccionados a partir do amido de milho que garantem um resultado muito bom para a melhora dos cabelos e da pele. Além disso, o amido de milho é um elemento culinário presentes na fabricação de alimentos, sendo que a matéria-prima principal para a fabricação de biscoitos cereais matinais, massas pré cozidas e bolos, pois estes possuem algumas características que são extremamente apreciadas pelo consumidor como a sua capacidade de ser crocante e a sua expansão. Além de possuir muitos benefícios, como os citados, o amido de milho é um alimento muito popular no Brasil, e é praticamente encontrado em todos os mercados de alimentação básica, e pode ser encontrado a um preço extremamente acessível.