Como fazer ovos de páscoa

Fazer um ovo de Páscoa tradicional em casa, pode ser a maneira mais eficaz e mais econômica de presentear a sua família e amigos, ou de fazer uma renda extra na Páscoa. Sendo assim, você aprenderá como fazer ovos de páscoa e outras dicas.

Nesse artigo, você vai aprender qual o melhor chocolate, como fazer um ovo de Páscoa que não derrete e qual a forma mais fácil e rápida de fazer o seu ovo. Confira passo a passo a seguir!

Ingredientes:

Você vai precisar de 500 g de chocolate ao leite em barra e uma forma de plástico ou de silicone para moldar o ovo de Páscoa, você encontra esse material em lojas de artigos para festas e artesanatos.

Qual o melhor chocolate para usar? Qual chocolate não derrete?

Quando falamos em chocolates, de maneira geral existem três tipos principais, o chocolate Nobre, chocolate fracionado e o chocolate hidrogenado. Chocolate Nobre é o mais caro das opções, pois é produzido com cerca de 25% de manteiga de cacau, essa quantidade de manteiga de cacau torna o chocolate mais saboroso e sua textura mais agradável. E esse chocolate é indicado, principalmente o seu objetivo de fazer ovos de páscoa sem recheio, pois o sabor do chocolate é mais atenuante.

Por outro lado, ele é muito mais difícil de manipular. Já o chocolate fracionado, é uma opção mais barata e possui geralmente a gordura vegetal, este por sua vez rende mais, possui uma casquinha mais fina e também derrete menos e por sua vez, resiste às temperaturas mais elevadas. Por último, o chocolate é o mais barato de todos, pois é feito com a gordura vegetal hidrogenada, ele não terá o mesmo efeito do chocolate Nobre, que derrete na boca mas é um chocolate macio ideal para fazer pequenas esculturas nos ovos de Páscoa caseiros.

Como fazer ovos de páscoa

Em primeiro lugar, você precisará temperar chocolate, ou seja derreter chocolate para que ele seja moldado nas formas sem amolecer depois que este sair da geladeira. Quebre a barra em pedaços pequenos para facilitar o derretimento e separe os pedaços em três partes iguais. Em seguida coloque dois terços do chocolate na vasilha e derreta no micro-ondas em potência alta, ou faça este procedimento em banho-maria no fogão. Lembre-se que o objetivo não é cozinhar o chocolate, mas sim derreter o doce.

Em seguida, retire o chocolate derretido no micro-ondas ou do banho-maria e acrescente 1/3 do que não foi derretido e misture. Este é o processo chamado de temperagem, para garantir que o chocolate fique ainda mais firme, você pode misturar o último terço de chocolate amargo, pois este derrete com menos facilidade do que o chocolate ao leite.

Esfrie um pouco o chocolate e comece a despejar doce, já frio no molde de plástico ou de silicone. Deixe o chocolate uniforme na forma e limpe as bordas com uma espátula, leve o molde para gelar por 2 minutos na geladeira e coloque outra camada de chocolate e volte para geladeira. Você irá repetir este procedimento até que o chocolate fique da espessura que você deseja, geralmente este procedimento é feito três vezes. Deixe o ovo esfriar na geladeira, cerca de 30 minutos, desenforme as metades do ovo e retire o excesso de chocolate das bordas com ajuda de uma faca, use uma luva ou um pano para fazer o acabamento e tirar qualquer imperfeição do ovo.

Finalizando o seu Ovo de Páscoa

O seu ovo de Páscoa está quase pronto, neste momento você pode rechear o com o que você mais gosta, pode usar bombons, pastas cremosas para comer com colher, como brigadeiro, doce de leite ou prestígio por exemplo. Por último, faz uma embalagem bem bonita, embrulho com cuidado com papel de alumínio junte as duas metades e coloque sobre uma base de plástico depois coloque o ovo no centro de um tecido ou folha de papel celofane una as pontas no alto e use uma fita bem bonita para amarrar.

Além de ser uma opção muito mais barata, presentear seus amigos e familiares com ovo de Páscoa recheado, feito em casa pode ser um presente e tanto! Por isso, mesmo que você não tenha o interesse em vender o ovo de Páscoa e fazer uma renda extra, você pode economizar e ainda presentear os seus amigos e familiares na páscoa ou ainda durante o ano inteiro!